Dica: aplicativo e meditação

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A dica da vez tem a ver com meditação.

Eu nunca me vi como alguém que poderia meditar porque eu sou muito agitada e minha mente viaja demais, e eu pensava que a meditação requeria uma mente completamente vazia, como uma tela em branco. Mas hoje eu sei que isso não é necessariamente verdade!

O Wikipédia diz que a meditação tem diferentes definições porque varia de acordo com o contexto em que se encontra. Ela pode ser considerada como uma prática que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção, ou como uma abertura mental para o divino, ou como um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos, ou como uma contemplação da realidade e seus aspectos, ou como o desenvolvimento de uma determinada qualidade mental, como energia, concentração, atenção plena etc.

Na real, meditar é foda! Muitos praticantes relatam uma melhora na concentração, na consciência e na autodisciplina. E pra mim tem sido isso mesmo.

Pra facilitar esse novo hábito, às vezes uma ajudinha pode ser muito bem-vinda, e o aplicativo Insight Timer faz esse papel super bem (não é publicidade, é dica de coração).

Ele é um app gratuito já meio antiguinho, mas que eu só descobri recentemente. Pode-se dizer que é uma “rede social” para quem curte meditar. Uma das melhores partes, no meu ponto de vista, é que rola uma “meditação coletiva” com gente do mundo todo.

Você pode ou não adicionar pessoas à sua rede, você pode ou não contabilizar a frequência com que você medita, você pode fazer meditação guiada com temas e tempos variados, você pode meditar apenas com músicas, você pode meditar usando o timer, em que você escolhe por quanto tempo quer meditar e se quer ouvir algum som ou não, tem meditações pra ajudar a dormir, para melhorar a concentração, tem meditação pra se fazer sentado e também pra se fazer deitado, algumas você pode fazer de pé, você pode meditar de olhos fechados e em outras de olhos abertos, focando algum objeto ou apenas se concentrando na sua respiração. Enfim, tem inúmeras possibilidades e, com certeza, alguma te serviria.

Eu gosto de variar um pouco o jeito de meditar, mas tento fazer ao menos 30 minutos de meditação (sem intervalo) todos os dias.

Como eu tenho dificuldade em persistir nas coisas novas até criar um hábito, o uso do aplicativo tem me ajudado bastante. Até agora foram 30 dias consecutivos meditando.

Uma coisa que deixa esse momento ainda mais prazeroso é o ritual que faço. Acordo cedo e lavo o rosto, tomo um copo de água morna com limão espremido, acendo um incenso ou ligo o aromatizador com algum óleo essencial que eu goste, sento na minha almofada de meditação, tento me aquietar um pouco e inicio.

Tem dias em que tudo flui mais fácil, e tem outros em que a concentração está mais difícil e me disperso várias vezes enquanto medito, mas o importante é não desistir, então tento focar na respiração, tento não me envolver com os pensamentos que chegam e aos poucos vou aprendendo a deixar ir.

Esse “deixar ir” é a parte mais difícil pra mim, mas acho que é questão de treino e consistência mesmo.